Você sabe o que é Fitoenergética?

 A fitoenergética é uma abordagem holística que faz o uso de plantas medicinais para melhorar a saúde e tratar doenças. Segundo a fitoenergética, as plantas possuem uma energia vital que é chamada de “qi”. Ao fazer o uso de determinada planta essa energia é transferida para corpo humano restaurando o equilíbrio e o bem-estar.

       A prática do uso de plantas como fins terapêuticos e espirituais originou-se em culturas antigas, por exemplo, no  antigo Egito os povos egipcios foram conhecidos por um amplo conhecimento de plantas medicinais para a cura de doenças e também de plantas energéticas que eram utilizadas para a purificação espiritual há cerca de 5000 anos. Alguns papiros que ficaram. Eles foram inventores de uma farmacopéia avançada que combinava a utilização de plantas, alguns minerais e outros ingredientes para produzir medicamentos e elixires com diferentes finalidades e utilizações.

O estudo sobre o uso de plantas medicinais pelos antigos egípcios é documentado em dois livros históricos importantes: o Papiro Ebers e o Papiro de Berlin. O Papiro Ebers, datado de cerca de 1550 a.C., é o mais antigo livro de medicina conhecido e inclui informações detalhadas sobre o uso de plantas para curar uma ampla variedade de doenças e condições. Já o Papiro de Berlin, datado de cerca de 1300 a.C., fornece informações aprofundadas sobre as práticas médicas e o conhecimento de plantas medicinais dos antigos egípcios. Esses livros são uma fonte valiosa de informações precisas e detalhadas sobre o uso de plantas medicinais pelos antigos egípcios e sua compreensão sobre a saúde e o bem-estar.

Outros países com conhecimentos antigos quanto à utilização de plantas são a China e a Índia. Na China a medicina tradicional utiliza plantas medicinais há mais de 2.500 anos, enquanto na Índia, a medicina ayurvédica também tem uma longa história de uso de plantas medicinais.

Embora venha sendo praticada há milhares de anos ao longo da história, a fitoenergética foi desenvolvida na França na década de 1970 por dois terapeutas, Daniel Labrouche e Paul Ferris. Eles começaram a utilizar plantas medicinais para tratar questões de saúde física e emocional, mas também incluíam elementos de psicologia, nutrição e outras formas de medicina complementar na abordagem de tratamento de seus pacientes.

Desde a chegada dos primeiros habitantes ao Brasil, há aproximadamente 12 mil anos, as plantas têm sido utilizadas tanto como alimento quanto como fonte terapêutica. Embora pouco se saiba sobre o uso dessas plantas pelos paleonídeos amazônicos e tribos indígenas, algumas informações podem ser encontradas em pinturas rupestres. A flora brasileira foi estudada por cientistas estrangeiros, principalmente naturalistas, durante as grandes expedições científicas realizadas no Brasil entre o período do descobrimento pelos portugueses e o final do século XIX

Embora o uso de plantas com fins terapeuticos e energéticos venha sendo utilizada há milhares de anos a terminologia fitoenergética para designar as plantas pelos seu potenciais terapêuticos e energéticos é de uso recente no Brasil. Ela foi utilizada primeira vez em 2017 livro Fitoenergética: a energia das plantas no equilíbrio da alma de autoria de Bruno Gimenez. Segundo o livro o autor conceitua a fitoenergética como um sistema de cura, equilíbrio e elevação de consciência que utiliza a energia das plantas equilibrando o corpo e mente, prevenindo doenças antes mesmo de elas surgirem. É a cura através da autocosciência que estimula o desapego dos estímulos egocentrados.


Isso é alcançado através da prescrição de plantas medicinais personalizadas para cada paciente, além de enfatizar a importância de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, atividade física regular e gerenciamento do estresse. A fitoenergética é amplamente utilizada para tratar uma ampla gama de questões de saúde, incluindo ansiedade, insônia e problemas de pele.

Em um trabalho feito por Nardes & Pasa (2021), as autoras ressaltam sobre a importância da empatia no uso de plantas medicinais como terapia. Elas são utilizadas para tratar problemas tanto físicos quanto emocionais, especialmente quando se trata de ansiedade e equilíbrio mental. Estes distúrbios são comuns na sociedade atual devido ao ritmo de vida acelerado e estressante. A fé e a crença no poder curativo das plantas são fatores decisivos na efetividade do tratamento.

Os estudos que enfocam a fitoenergética no Brasil são recentes e apontam para a necessidade de um número maior de pesquisas científicas que enfoquem esse assunto.Se você está interessado em experimentar a fitoenergética, pode adicionar plantas em seu cotidiano, mas antes de fazer isso, é imporatante procurar um terapeuta capacitado em fitoenergética para que possa atingir o objetivo e a cura que está querendo alcançar.

É importante procurar por produtos de qualidade e certificados para garantir a eficácia e segurança do tratamento. Ao procurar por produtos de fitoenergética de qualidade, é importante verificar se eles são fabricados por empresas respeitáveis e confiáveis. Além disso, verifique se eles têm uma boa reputação e são aprovados por profissionais de saúde qualificados. É importante notar que alguns suplementos de fitoenergética podem interagir com medicamentos prescritos, por isso é sempre uma boa ideia consultar um médico antes de começar a usá-los.

Você também pode procurar por produtos de fitoenergética em lojas especializadas, lojas de produtos naturais, farmácias e on-line. Ao comprar on-line, é importante verificar se a loja tem uma boa reputação e é segura para comprar. Além disso, verifique se o produto é certificado por uma organização reconhecida, como o Conselho Nacional de Produtos Naturais ou a Comissão Nacional de Saúde Integrativa.

Lembre-se de que a fitoenergética é uma abordagem holística para a saúde e bem-estar, e não deve ser usada como uma solução única para todas as questões de saúde. Para obter os melhores resultados, é importante levar em consideração seu estilo de vida, dieta, atividade física e gerenciamento do estresse.

Concluindo esse artigo posso dizer que a fitoenergética é uma prática antiga que está ganhando nova popularidade devido ao aumento da procura por opções naturais de saúde e bem-estar. Embora ainda haja incertezas sobre sua eficácia, muitas pessoas em todo o mundo têm experimentado sucesso com a fitoenergética. Se você está buscando soluções naturais para melhorar sua saúde, pode valer a pena considerar a fitoenergética.

Este trabalho fornece apenas informações gerais sobre a fitoenergética e não deve ser usado como substituto a um conselho médico. Se você tiver com problemas em relação à sua saúde, é importante procurar ajuda de um profissional da saúde.

Espero que este artigo tenha sido útil para você e, se estiver interessado em saber mais sobre fitoenergética, fique atento ao meu blog para futuros artigos sobre o assunto.

Aqui pretendo ensinar gradativamente sobre diferentes maneiras de utlização de plantas para trazer para você um modo de vida mais saudável, com maior conexão com a natureza, despertando a consciência, para que você possa viver de forma mais feliz.

💬Deixe seu comentário e me ajude a saber o que você espera encontrar aqui nesse blog. Quero te ajudar nessa busca!

💖Lembre-se de compartilhar esse texto com amigos, em suas redes sociais para que essa cura possa atingir mais pessoas!

🍀 Gratidão! Ahoo!🌺


Referências Bibliográficas

GIMENES, Bruno J. Fitoenergética: a energia das plantas no equilíbrio da alma. Luz da Serra Editora LTDA, 2017.

NARDES, Eneidy Costa; PASA, Maria Corette. Etnoconhecimento e plantas fitoenergéticas em Mato Grosso. Biodiversidade, v. 20, n. 2, 2021.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as Propriedades do Boldo e Seus Benefícios.

A Majestosa Alfazema: Fitoterapia, Energética e Conexão Sagrada.