Botânica Energética: Uma Abordagem Holística Sobre as Plantas

Você sabe o que é Botânica Energética? 

É um conhecimento holístico que busca entender como as plantas afetam a nossa energia e a energia do ambiente. Alguns chamam de fitoenergética, botânica mística, botânica exotérica ou até mesmo botânica holística. 

    A terminologia adotada aqui leva em consideração os aspectos energéticos das plantas associados à fitoterapia e  fitoenergética analisadas de modo quântico.  O objetivo desta abordagem é trazer o conhecimento para que as plantas possam ser utilizadas  para ajudar na conexão do ser humano com a natureza, bem como atuar no equilíbrio dos chakras para trazer harmonia, paz de espírito e assim garantir uma vida mais plena e harmônica para cada um.

    Independentemente do nome que é dado para a utilização de plantas do ponto de vista da terapia holística, o importante é saber que a botânica energética tem raízes profundas na história da humanidade, e é utilizada há milhares de anos, sendo que, a história da utilização de plantas é tão antiga quanto a própria história do homem no planeta. Ela está relacionada ao processo histórico, cultural e comportamental do Ser Humano no ambiente desde sempre.  

    Esse uso está mais próximo de nós do que possamos imaginar ou relembrar. É só voltar ao passado e recordar daquele chazinho que a vó fazia para tirar a dor de cabeça, ou do banho de telhas para curar icterícia em recém nascidos. O uso da ervas é um conhecimnto tradicional e milenar que vem sendo passado há séculos, há cada geração. 

A nomenclatura adotada aqui neste blog é uma novidade em relação à abordagem científica do termo Botânica Energética.  
    O termo botânica energética é cientificamente reconhecido nos estudos de fisiologia vegetal, que é o estudo do funcionamento das plantas, ou seja, dos mecanismos biológicos de desenvolvimento, de reprodução e o metabolismo energético das plantas. Dentro dos estudos de fisiologia vegetal, o uso energético de plantas é um tópico importante pois estuda os processos fisiológicos envolvidos na produção e uso de energia pelas plantas. A energia produzida pelas plantas é armazenada em diversas formas, como amido, sacarose e lipídios, que são utilizados para o crescimento, reprodução e resistência a estresses ambientais. 

No entanto, nesta nomenclatura que adotamos aqui, utilizamos o termo botânica energética da fisiologia vegetal, para descrever as plantas do ponto de vista holístico, fazendo uma análise profunda a respeito da utilização das plantas como fontes energéticas integrativas, que vão além dos processos biológicos cientificamente consagrados.
 A abordagem holística adotada aqui enxerga as plantas de forma quântica, com potencialidades de utilização que podem ajudar a melhorar a saúde física, o equilíbrio energético, o despertar da consciência, potencializando as características que cada pessoa possui de  melhor.

      O objetivo maior é fazer com que essa potencialidade desperta em cada um resulte em uma vida mais presente, com maior conciência, trazendo ampla conexão do Ser Humano com ele mesmo, bem como com a natureza. Essa maior conexão faz com que a pessoa viva de forma mais consciente e presente, trazendo maior presença de si. Viver com mais presença gera maior estabilidade emocional e prazer em viver. 

    Embora a nomenclatura botânica energética seja trazida como novidade aqui por este blog, desde os tempos pré-históricos os primeiros seres humanos utilizavam plantas medicinais para tratar uma grande variedade de doenças e questões de saúde. Na Grécia antiga, Hipócrates, o pai da medicina, usava plantas para tratar seus pacientes.

    Na Idade Média, monges e curandeiros preservavam e compartilhavam conhecimentos sobre as propriedades curativas das plantas. Eles conheciam não só as propriedades medicinais como também as propriedades energéticas das plantas. No entanto, durante a idade média muitos desses conhecimentos foram considerados curandeirismo, ou mesmo bruxaria, o que resultava na acusação e condenação de muitas pessoas para a fogueira.

    Mas, além de seu uso para tratar problemas físicos, muitas culturas também acreditam nas propriedades curativas das plantas para questões emocionais e espirituais. Por exemplo, o conhecimento tradicional indígena brasileiro, a medicina tradicional dos índios norte americanos e de outras culturas tradicionais espalhadas por todo o mundo, enfatizam o uso de plantas de poder, para curar não só o corpo, mas também a alma. Por exemplo, através do uso ritualístico de bebidas feitas com plantas de poder, por exemplo a Ayahuasca, o São Pedro, o Coyote. 

    São muitos relatos de pessoas que declaram uma melhora significativa na qualidade de vida, no despertar espiritual na consciência, na saúde física, na cura de doenças físicas e psíquicas, após a utilização de plantas de poder. E é exatamente essa abordagem holística que a Botânica Energética traz aqui neste blog.

        Aqui neste blog, abordamos a Botânica Energética a partir do princípio de que as plantas possuem uma energia vibrante que pode ser usada para melhorar nossa saúde física, mental e espiritual. Além das propriedades químicas que já conhecemos, as plantas também possuem propriedades energéticas que podem estar relacionadas com as propriedades químicas, mas não necessariamente.


   É uma abordagem interessante, né? Então, fiquem ligados que vou explorar muito mais sobre esses assuntos aqui neste blog! Meu objetivo é passar tudo o que já estudei e aprendi sobre plantas para vocês de forma clara, objetiva. Esse conhecimento que quero dividir é parte do meu trabalho como professora universitária e como praticante do xamanismo, já que atualmente vivencio essa prática muitas horas do meu dia como dirigente de um instituto xamânico, o Instituto Céu Interior.


A botânica energética trata dessas propriedades e como elas podem ser usadas para melhorar nossa vida. A botânica energética trabalha com a hipótese de que as plantas podem melhorar a saúde física em geral, trazer equilíbrio emocional e espiritual, além de ajudar na conexão com a natureza e com a espiritualidade. Independentemente do que você acredita, é inegável que as plantas têm um poder incrível e único, e a botânica energética busca entender como essa energia pode ser aproveitada de maneira positiva. 

    Vamos ver um exemplo disso? Experimente colocar um vaso com rosas brancas em sua casa em um momento que você está buscando alcançar paz de espírito, silêncio na mente, ou harmonização do seu lar. Em poucas horas você verá o benefício dessa simples gesto dentro do ambiente da sua casa.

    Existem muitas maneiras de se aproveitar dos benefícios da botânica energética algumas incluem o uso de óleos essenciais, fitoterapia, uso de plantas para decoração de ambientes, banhos de ervas, uso de chás e produtos fitoterápicos.

A fitoterapia, por exemplo, utiliza plantas medicinais para tratar problemas de saúde. Por exemplo, o uso de óleos essenciais pode ser uma maneira fácil e eficaz de trazer os benefícios das plantas para a sua vida diária. 

Uma outra maneira de aproveitar os benefícios da botânica energética seria fazer meditações em ambientes decorados com plantas, ou em áreas verdes como praças em ambientes urbanos, ou em ambientes rurais, para ajudar na conexão com a natureza, o que pode trazer benefícios emocionais e espirituais e uma melhora na qualidade de vida.

Em resumo, a botânica energética é uma área fascinante e repleta de possibilidades. Se você está interessado em entender como as plantas podem afetar sua vida de uma forma positiva, eu recomendo que dê uma olhada na botânica energética e nos artigos trazidos por este blog.

Quem sabe você não descobre uma nova maneira de se conectar com a natureza, com a sua própria energia, expandindo a consciência, vivendo uma mais vida plena e saudável?

Espero que vocês tenham gostado deste artigo sobre a botânica energética. 🌹🌿

Compartilhem o link desse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar com o poder energético das plantas!💕

Se vocês tiverem alguma pergunta ou quiserem compartilhar suas próprias experiências, deixem nos comentários abaixo. 👇

Gratidão! Até a próxima!🍀🌷







Comentários

  1. Gratidão por compartilhar tanta sabedoria e conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por estar aqui! Fico feliz que tenha gostado! esse é o começo de muitos artigos que virão!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as Propriedades do Boldo e Seus Benefícios.

A Majestosa Alfazema: Fitoterapia, Energética e Conexão Sagrada.

Você sabe o que é Fitoenergética?